O vocabulário e a sala de aula: criando associações

por: Entretanto

O objetivo final do aprendizado do novo vocabulário é compreender as palavras que você lê, ser capaz de usá-las em contexto e utilizá-las na sua fala e na sua escrita.

A estratégia de extração de vocabulário auxilia os alunos a classificar as palavras em grupos para descobrir seus significados. Ao apresentar uma lição ou um texto novo, considere identificar uma palavra tema. E em seguida, faça com que os alunos extraiam palavras-chave que possam ser associadas a ele. Acredito que textos de não-ficção são excelentes para este tipo de atividade.

Por exemplo, ao apresentar um texto sobre desertos, a palavra tema pode ser clima. Na medida em que os alunos estiverem envolvidos com o texto, faça com que eles procurem palavras que os ajudem a compreender a palavra clima. Há diversas maneiras de um aluno descobrir outras palavras que façam parte do tema da palavra-chave.

Escreva a palavra clima na lousa, juntamente às palavras que os alunos estejam extraindo significados. É possível que algumas destas palavras sejam: árido, umidade, calor, etc. Esta atividade funciona melhor se os alunos lerem o texto inteiro primeiro e depois fizerem uma releitura à procura de palavras associadas à palavra clima. Queremos que os alunos desenvolvam primeiramente uma compreensão do texto e em seguida, envolvam-se com as palavras.

Claro que se a atividade não for exercitada com cuidado, corre-se o risco de os alunos simplesmente se sentirem em uma competição de encontrar palavras, o que diminui o objetivo da compreensão. Recomendo que os alunos escrevam as palavras-chave encontradas para fixá-las ao lado da palavra tema. Logo em seguida, faça uma discussão em sala de aula sobre as palavras que cada um pensou.

Há também extensões para este tipo de estratégia. Podemos pedir aos alunos que identifiquem os sinônimos ou os antônimos das palavras que foram “investigadas”. Quanto mais os alunos compreenderem uma palavra e o seu significado, maior será a probabilidade deles a usarem em suas conversas e/ou escrita.

Palavras, palavras, palavras. Nós as amamos e as usamos todos os dias. Ao enriquecer o vocabulário de nossos alunos, fornecemos ferramentas para que possam compreender o que leem e para que possam se expressar de forma significativa. Quais são as três novas palavras que você se comprometerá a destacar na sua aula esta semana? Quanto tempo você acredita que levará para que estas palavras se tornem parte da linguagem de seus alunos?

Por Pamela Musick

Receba nossa News