Projeto ECOS: cidadania e sustentabilidade

por: Bruna Sanches

O projeto ECOS teve início em fevereiro de 2018 e tem o objetivo de implantar a cultura sustentável na escola, unindo a tecnologia e inclusão social. Um site foi a ferramenta escolhida para trabalhar a comunicação ambiental e a coleta de resíduos e tampinhas de latinhas de alumínio que serão revertidas em doações de fraldas geriátricas e uma cadeira de rodas para um lar de idosos.

 

O presente trabalho estimula o diálogo de saberes entre os alunos do ensino fundamental 2, a escola e a comunidade por meio de um processo participativo e de apropriação dos recursos da comunicação digital e ações em prol ao meio ambiente.

 

Um dos aspectos mais importantes neste tipo de trabalho com projetos é a possibilidade do aluno desenvolver uma atitude ativa e reflexiva diante de suas aprendizagens, na medida em que percebe o sentido e o significado desse conhecimento para a sua vida e compreensão do mundo.

 

A Educação Ambiental, segundo a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal.

 

Pensando em seu caráter humanista, holística, interdisciplinar e participativa, a Educação Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educando em ações concretas de transformação desta realidade, assim como o projeto ECOS está fazendo.

 

O interesse em desenvolver o presente projeto, justifica-se pelo fato de contribuir para o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental.

 

Com relação ao interesse social, este trabalho é relevante porque utiliza como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente, chegando até à cidade, à região, ao país, ao continente e ao planeta.

 

Várias pessoas trabalhando em conjunto eleva-se o nível de energia, reforçando-se a determinação em agir, reúnem-se mais recursos e competências para realizar a tarefa e criam-se sinergias que possibilitam uma reflexão e uma análise dos problemas mais profunda.

 

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O projeto envolve alunos do 6° ao 9° ano, onde cada turma desenvolve uma atividade em favor ao meio ambiente.

 

6° ano – identifica problemas ambientais de dentro da escola, criam soluções e produtos para saná-las, utilizando a metodologia de design thinking.

 

7° ano – realiza o mesmo trabalho, só que identificando problemas ambientais na área adjacente a instituição e buscando soluções.

 

8° ano – por meio da fotografia, retratam os aspectos positivos e negativos do meio ambiente, do bairro onde a escola se encontra.

 

9° ano – Faz toda a gestão de informações em um site chamado ECOS, desenvolvido por eles, onde podemos encontrar o desenvolvimento dos projetos citados, entrevistas e notícias sobre o meio ambiente.

 

O objetivo final é criar uma conexão entre escolas da rede COC de ensino para que possamos expandir este trabalho fenomenal que vem trazendo resultados positivos para os alunos, professores e comunidade.

 

O Projeto ECOS ficou entre os 15 finalistas do Prêmio de Inovação e Criatividade da Pearson.

 

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