Professores latino-americanos que fazem a diferença na escola

por: Entretanto

Osiel Gonzalez é um professor cubano-americano que acabou de chegar na Boston International Academy, uma escola pública composta, principalmente, por alunos imigrantes do mundo todo.

 

Por ser imigrante, Osiel sabe muito bem como é ser o novo garoto em uma escola e não saber falar a língua inglesa perfeitamente. Esse é um dos motivos que faz ele passar tanto tempo construindo relacionamentos significativos com seus alunos.

 

Osiel é um dos muitos professores incríveis que se enquadram no perfil da Nuestros Maestros (Nossos Professores, em português), uma campanha de contação de histórias da rede de televisão Univision, em parceria com a Pearson, que visa comemorar a importância dos professores na comunidade hispânica.

 

Afinal, esta população compõe quase um quarto da porcentagem de alunos norte-americanos. No entanto, apenas sete por cento dos professores são hispânicos.

 

“É importante que os alunos latino-americanos tenham professores como eles. Quando os alunos podem se relacionar com os professores, eles ficam mais envolvidos com a escola, melhoram suas notas e aumentam suas taxas de aprovação”, diz Stephen Keppel, vice-presidente de Impacto Social da Univision.

 

Leia mais: O que é a Escola da Ponte? 

 

Leia mais: Educação e Escolhas.

 

Surge um padrão

 

Tudo começou com pesquisa, explica Stephen. A Pearson e a Univision conversaram com pais e professores latinos nas comunidades de todo o país para entender a importância dos professores e da educação.

 

Surgiram dois padrões poderosos, quase imediatamente: “Descobrimos que muitos educadores foram inspirados a ingressarem na profissão por causa de um educador ou de um professor excelente. Também descobrimos que, apesar de verem a educação como o caminho para o sonho americano, a maioria dos pais latino-americanos não veem o ensino como uma profissão promissora para seus filhos”.

 

Pensando nisso, existe uma melhor maneira de elevar tais pontos de vista do que incluir professores latino-americanos e valorizar suas atuações em sala de aula?

 

“Percebemos que tínhamos uma plataforma perfeita para compartilhar histórias relevantes sobre professores e atingir um público enorme É raro as mídias colocarem os professores em uma posição de liderança, e o nosso público vê a Univision como uma parceira confiável na comunidade hispânica “, diz Stephen.

 

Mudando as vidas dos alunos

 

Outro professor inspirador que participou do projeto Nuestros Maestros foi Ricky Castro, eleito Professor do Ano de 2017 no Estado de Illinois.  Ricky cresceu aos arredores da cidade de Chicago, em uma vizinhança considerada violenta, o que acarretou em sua entrada para o mundo das gangues quando ainda era jovem.

 

“Certa noite, Ricky tinha acabado de chegar à uma esquina com sua gangue em um bairro perigoso. Dez minutos depois, um homem foi baleado exatamente naquela esquina – foi aí que Ricky decidiu seguir um novo caminho”.

 

Ricky procurou alguns professores para obter uma orientação. Agora, ele e vários ex-membros da mesma gangue são professores acolhedores, que se esforçam para impedir que outros jovens abandonem a escola.

 

Conectando-se com as comunidades

 

A campanha Nuestros Maestros está em funcionamento desde setembro. No entanto, ainda é muito cedo para avaliar seu impacto. Para isso, Stephen quer iniciar uma conversa sobre o sucesso dos alunos latino-americanos na vida escolar, e depois dela.

 

“Quando falamos com os pais e os alunos sobre a necessidade de mais professores latino-americanos, há sempre uma resposta muito positiva. Esperamos que, ao compartilhar estas histórias, uma futura geração de professores se sinta inspirada a fazer a diferença em suas comunidades”.

 

Texto originalmente publicado em Pearson Learning.

Esse autor não tem outras matérias publicadas

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.