Podcast: Episódio 1 – Tecnologia e o Futuro da Educação

Por: Gustavo Reis
A tecnologia será capaz de substituir o professor do futuro? Ouça o primeiro episódio da série de podcasts sobre o Futuro da Educação, da...

Ciclo de Formação: desafios, limites e possibilidades

Por: Flávia Bento Farias
O Ciclo de Formação é uma proposta educacional comprometida com a transformação de todo o sistema educacional, uma vez que representa um modelo...
Comentar (0)

Arte na Educação Infantil e sua influência no futuro da aprendizagem

Por: Suzana Sabatini
A história da Educação Infantil no Brasil tem mais de cento e cinquenta anos, porém o seu crescimento deu-se a partir dos anos 70, aumentando...
Comentar (0)

A arte na educação infantil: Passatempo ou Aprendizagem?

Por: Suzana Sabatini
A arte, em suas diversas modalidades, contribui com o desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e construção de saberes na...
Comentar (0)

A importância da eficácia na evolução da aprendizagem

Por: Entretanto
Entre 2000 e 2008, o Brasil aumentou em 120% suas despesas de educação por alunos. De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e...
Comentar (0)

Um estudo sobre a eficácia nas escolas primárias

Por: Entretanto
A pedagogia é um termo controverso (Ko & Sammons com Bakkum, 2013). Há inúmeras definições e muito tempo dedicado ao debate de suas...
Comentar (0)

Aprendizagem significativa e mapas conceituais

Por: Paula Gobato
Quando falamos de aprendizagem ativa, ou seja, a aprendizagem que coloca o aluno no centro do processo educativo, considerando sua capacidade de...

Escolhendo o melhor método para avaliação

Por: Entretanto
Embora muitas pessoas acreditem que a avaliação seja a base da eficácia no ensino, ela pode ser também uma parte essencial dos esforços de...
Comentar (0)

Pesquisa sobre o Perfil e a Atuação de Professores

Por: Miguel Damasco
O Ministério da Educação (MEC), desde 2004, autoriza a oferta de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presenciais, até o limite...
Comentar (0)

Internet das Coisas, Educação e Comunicação

Por: Miguel Damasco
“Os homens criam as ferramentas, e as ferramentas recriam os homens”. Marshall McLuhan   A evolução da tecnologia sempre...
Comentar (0)

Preparando-se para o renascimento da avaliação

Por: Vikki Weston
Estamos na iminência de grandes mudanças na avaliação.   "Preparando-se para o renascimento da Avaliação", escrito por Sir Michael...
Comentar (0)

Usando o pensamento crítico para preparar os alunos

Por: Entretanto
A era da desinformação Uma busca no Google leva, em média, menos de 30 segundos para produzir milhões de respostas, colocando gigabytes de...

Aula invertida não é modinha pedagógica – é autonomia

Por: Débora Aquino
Você já deve ter ouvido falar em ensino híbrido e sala de aula invertida e pode estar se perguntando: " Será que esta é mais uma daquelas modas...

“Transmídia” na Educação: o aluno como personagem principal do aprendizado

Por: Sérgio Campelo
Muito se fala das possibilidades e maneiras de tornar o ensino em sala de aula mais motivador e atraente. Há cerca de duas décadas, esse assunto...

Entendendo a importância do Global Scale of English

Por: Mônica Bicalho
Afinal de contas o que é o Global Scale of English (GSE)? Qual a sua importância?   Para começar, é preciso dar um passo atrás e...

Potencializando a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

Por: Entretanto
Muitas crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam dificuldades na aprendizagem escolar e isso acontece, principalmente, por causa da...
Comentar (0)

Utilizando a Gamificação na Matemática para ensinar Funções

Por: Aline Falconeri
Sou professora de matemática na Escola SESI José Carvalho, em Feira de Santana (BA). Faço uso da gamificação no ensino, com a intenção de...
Comentar (0)

Não há padrão máximo na tecnologia educacional

Por: Entretanto
Para melhorar o papel da tecnologia na Educação, garantindo que o investimento realmente produza resultados positivos para a aprendizagem do aluno,...
Comentar (0)

O ensino de Física afinado aos princípios do desenho universal

Por: Eder Pires
(Foto: Folha da Região) Pessoas cegas e videntes compartilham as observações táteis, auditivas, olfativas e gustativas, pois, em termos de...

O que é Avaliação Formativa – e por que é importante?

Por: Shannon White
Embora pesquisas acadêmicas ao redor do mundo nos mostre que a avaliação formativa, combinada com feedback eficiente e ações por parte do...

Jogos, brincadeiras e alunos com necessidades especiais

Por: Lucinéia dos Santos
Sou professora de Educação Física e penso em como um programa de jogos para alunos com necessidades especiais não difere em princípios e...

A eficácia das tecnologias de aprendizagem

Por: Entretanto
"Embora o nosso compromisso com a eficácia abranja todos os nossos produtos e serviços, uma parte crescente do nosso portfólio é composta de...

O ensino das habilidades colaborativas: Do berço à profissão

Por: Entretanto
"A maioria de nós sabe o que significa colaborar, ao menos, no sentido básico: trabalhar com outras pessoas para alcançar uma meta em comum", diz...

O aprendizado de alunos com necessidades especiais

Por: Ludmilla Duarte
Ao receber alunos com necessidades especiais de aprendizagem, a equipe pedagógica de qualquer instituição tem como desafio redobrar a sua...

Ansiedade matemática: quando estudar parece assustador!

Por: Entretanto
“Ai, eu detesto matemática. Passo até mal antes de uma prova!” Esta é uma frase que escutamos frequentemente, principalmente entre os...

Aprender é natural – Como descobrir a fórmula de aprendizagem individual

Por: Débora Aquino
Aprender é natural do ser humano. Todos nós aprendemos coisas complexas o tempo todo. A questão não é saber o quanto cada um é esperto, mas...

Abrace a ciência da aprendizagem

Por: Entretanto
Nas escolas norte-americanas, à medida em que a tecnologia voltada para a Educação cresce, aumentam também as dúvidas de educadores quanto à...
Comentar (0)

Qual a diferença entre orientação profissional e orientação vocacional?

Por: Entretanto
Não fique surpreso caso você tenha pensado que ambos significam a mesma coisa. Essa confusão é comum, mas esclareceremos agora mesmo. A...
Comentar (0)

Transtorno do Espectro Autista na sala de aula: dicas e estratégias

Por: Entretanto
Autismo, autista, síndrome de Asperger, quase todo mundo já ouviu esses termos. Mas, afinal, o que exatamente eles significam? Todos eles compõem...

Utilizando a tecnologia para criar espaços que respeitem os alunos

Por: Entretanto
A consultora educacional norte-americana Tisha Rinker recebe constantemente o mesmo tipo de questionamento de seus colegas da rede virtual de ensino...
Comentar (0)

Elementos Fundamentais da Aprendizagem Personalizada

Por: Entretanto
O termo "aprendizagem personalizada" está se tornando popular, e a comunidade acadêmica vê neste termo uma fórmula para melhorar a aprendizagem...

Modelos de ensino compartilhado que funcionam em um ambiente de inclusão

Por: Entretanto
27Similar à distribuição aleatória de assentos em um voo, as atribuições de um professor em sala de aula podem ser imprevisíveis. Ao...
Comentar (0)

Persistência versus Retenção

Por: Entretanto
Persistência no aluno. Retenção do aluno. Estes termos são usados diariamente no ensino médio e ensino superior, muitas vezes de forma...
Comentar (0)

Seis tendências animadoras para a Educação em 2017

Por: Entretanto
Professores vivem em constantes estágios de reinvenção. Originalmente, o papel de um educador é examinar a atualidade, tanto dentro quanto fora...

Desmistificando a Inteligência Artificial para Escolas

Por: Entretanto
A empresa IBM, referência em informática, e a Pearson, maior grupo de educação do mundo, fecharam uma nova aliança global para tornar a...
Comentar (0)

A Curva de Aprendizado

Por: Sir Michael Barber
Todos ministros de Educação que encontro estão interessados em saber o que podem aprender com outros países e o que precisa ser feito para...
Comentar (0)

É tempo para uma melhor conversa sobre o que funciona na educação –

Por: Amar Kumar
Isto funciona? Será que vai ajudar os alunos? É algo bom? É tempo para uma melhor conversa sobre o que funciona na educação Como professor, eu...
Comentar (0)

Uma avalanche a caminho: O ensino superior e a revolução à frente

Por: Sir Michael Barber
Autores Sir Michael Barber, Katelyn Donnelly e Saad Rizvi Equipe de educação da Pearson Esta publicação argumenta que nos próximos 50...
Comentar (0)

Alive in the Swamp: avaliando as inovações digitais na educação

Por: Entretanto
Este relatório é uma ferramenta prática para navegar entre as inovações digitais na educação e sugere que é necessário mais esforço de...
Comentar (0)

Solucionadores de problemas?

Por: Charlie Leadbeater
O objetivo central da educação precisa mudar - de ensinar os alunos a seguir as instruções para preparar os alunos para identificar e resolver...
Comentar (0)

O que funciona melhor em educação: A política de “conhecimento colaborativo”

Por: John Hattie
TAREFA 1. MUDE A NARRATIVA O primeiro passo é reenquadrar a conversa para se concentrar no progresso. Alto desempenho e padrões não são fins em...
Comentar (0)

O que não funciona na educação: a política da distração

Por: John Hattie
Como podemos garantir que cada aluno alcance o progresso de pelo menos um ano para um ano de escolaridade? Governos e escolas tem gasto bilhões de...
Comentar (0)

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.