Avaliando competências e habilidades com um aplicativo

por: Aline Falconeri

Sou professora da área de matemática da turma do Projeto Piloto no modelo do Novo Ensino Médio, na Escola SESI José Carvalho, em Feira de Santana (BA). Com a proposta de trazer situações desafiadoras e interessantes, comecei a trabalhar com situações problemas onde os estudantes necessitam relacionar os conteúdos da disciplina ao seu cotidiano e para isso utilizo o aplicativo ClassDojo que me auxilia nas avaliações das habilidades e competências adquiridas por meus estudantes.

 

 

O ClassDojo promove a mobilidade na educação e faço uso dessa ferramenta para a avaliação dos estudantes através da análise de Competências e Habilidades. O aplicativo é usado em paralelo com o material didático onde os estudantes podem compartilhar suas atividades diárias e em tempo real e onde os pais ou responsáveis conseguem visualizar seus desenvolvimentos através de fotos e vídeos curtos feitos pelos por eles no momento da apresentação em sala de aula.

 

 

O ClassDojo é utilizado de forma contextualizada com o conteúdo que está trabalhando e em vez de solicitar que o estudante construa um cartaz ou um mapa mental sobre um determinado conteúdo, é solicitado que ele use o aplicativo para desenvolver algo mais interessante como vídeos e postagens de fotos relacionado ao objeto de conhecimento, podendo receber curtidas pelos seus compartilhamentos.

 

 

A partir das metodologias da sala de aula invertida, que propõe a inversão do modelo tradicional para tornar o aprendizado prático, e da aprendizagem cooperativa, que estimula o trabalho em grupo e a divisão de tarefas, esse aplicativo veio agregar as aulas para torna-las mais atraentes, contextualizadas e produtivas.

 

 

Em um dado período, escolhi trabalhar o conteúdo de Função Afim e Quadrática e solicitei que escolhessem um dos assuntos e criassem um vídeo que retratassem o assunto dentro de um fato cotidiano, demonstrando que a matemática estava presente no seu dia-a-dia. Apresentei o aplicativo para a turma, mostrando sua interface, como poderiam baixar em seus celulares ou acessar online e fazer os vídeos e fotos para postarem. Na elaboração de uma estratégia para criação dos vídeos, percebi que teria a possibilidade de criar um ambiente perfeito para avaliar o reconhecimento de saberes dos meus estudantes, observando, analisando e verificando suas construções relacionadas aos conteúdos solicitados.

 

 

Enquanto os grupos criavam os vídeos, observei a colaboração entre membros das equipes e constatei a existência de uma aprendizagem cooperativa entre eles, onde a ajuda mutua e a troca de saberes enriquecia o trabalho solicitado assegurando que além de colocar em prática vários conceitos, os estudantes conseguiam desenvolver criatividade, capacidade de trabalhar em grupo e protagonismo.

 

+ Leia mais: Como a inteligência artificial está redefinindo as avaliações?

 

++ Leia mais: Alfabetização por meio de tecnologia móvel na Índia?

 

Com o ClassDojo, a avaliação permanece presente no ambiente escolar, mas de maneira diversificada onde posso estimular todas as habilidades e competências de meus estudantes além dos conhecimentos dos seus saberes.
Com o aplicativo, eles também podem ter um retorno imediato de suas ações através da visualização do gráfico de desempenho que o mesmo disponibiliza, o que faz com que busquem novos caminhos e informações quando necessário para atingir seus objetivos. Percebi que isso ampliou o interesse, a participação, a motivação e a interação dos estudantes durante minhas aulas de matemática.

 

 

Para verificar se o uso do aplicativo tem algum efeito sobre meus estudantes, fiz uma pesquisa de satisfação entre os estudantes em sala de aula, onde perguntei a opinião deles em relação ao uso do aplicativo nas aulas de matemática. Eles responderam que as aulas se tornaram mais produtivas. Isso faz com que me sinta cada vez mais confiante no meu trabalho.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.