O que é o Ensino híbrido?

por: vanessa_pir@hotmail.com

O termo híbrido é usualmente utilizado para identificar que algo é composto por diferentes elementos. Os carros híbridos, por exemplo, são compostos por motores diferentes: um a gasolina e outro elétrico, uma mistura entre o carro convencional, movido à combustão, e o motor elétrico. Mas e o ensino híbrido? Como ele funciona?
Assim como o carro híbrido é uma mescla do carro tradicional com a tecnologia do motor elétrico, o Ensino híbrido é uma mistura da aula tradicional presencial com a aula on-line.
De acordo com Pricila Rodrigues de Souza e Maria do Carmo de Andrade, ambas pesquisadoras do Ensino híbrido:
O Ensino híbrido, ou Blended Learning, combina ensino presencial (tradicional) e ensino on-line (e-learning).
Com essa composição, o Ensino híbrido permite integrar a tecnologia à educação, onde o aluno aprenderá, em parte, por meio do ensino on-line.
Para Lilian Bacich, doutora em psicologia escolar, essa mistura metodológica impacta na ação de ensino do professor e na ação de aprendizagem dos alunos.
Durante toda aplicação do Ensino híbrido, o professor é o mediador das atividades e os alunos protagonistas da sua própria aprendizagem.

O Ensino híbrido na prática
O Clayton Christensen Institute propôs alguns modelos de Ensino híbrido: o modelo de Rotação, o Flex, o A La Carte e o modelo Virtual Enriquecido. Os três últimos modelos são considerados disruptivos, ou seja, faz com que haja uma mudança na aula tradicional que conhecemos e precisa de um tempo maior para a aplicabilidade. O tema disruptivo deixarei para um próximo artigo. Abaixo, exemplificarei os modelos rotacionais, pois são mais fáceis de ser inseridos nas aulas do dia a dia.
Modelo de Rotação: Acontece dentro ou fora da sala de aula onde há uma rotação, um revezamento das atividades realizadas. Esse revezamento acontece entre os modos verbal, escrito e on-line, com um tempo pré-determinado pelo professor.
O modelo rotação está divido em:
1. Rotação por estações – O professor divide as atividades propostas em estações (pelo menos uma estação deve ser on-line). Em grupos, os alunos revezam as atividades das estações dentro da sala de aula, sob um tempo estabelecido pelo professor e todos os grupos devem passar por todas as estações.
2. Laboratório rotacional – A rotação das atividades acontece entre um laboratório de informática ou um espaço com computadores ou tablets e a própria sala de aula. Os alunos são divididos em dois grupos e enquanto um grupo está desenvolvendo uma atividade no laboratório o outro grupo está na sala de aula realizando outra atividade.
3. Sala de aula invertida – Como o próprio nome já diz é a inversão da sala de aula: a teoria é estudada em casa, no formato on-line, e o espaço da sala de aula é utilizado para discussões, resolução de atividades e atividades práticas.
4. Rotação individual – Considerado um pouco mais trabalhoso pelos professores, nesse modelo cada aluno tem um roteiro individualizado do que ele precisa aprender, há uma lista personalizada de atividades para realizar durante a aula.
O Ensino Híbrido é uma tendência educacional, pois integra tecnologias digitais ao ensino, é adaptável à realidade da sala de e durante a execução das atividades altera a configuração do espaço da sala de aula convencional trazendo mais inspiração e participação dos alunos ao processo de aprendizagem.

*Vanessa Leite: Historiadora e Pedagoga. Professora de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Pós-graduanda em Gestão Escolar na USP e analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais.

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