O futuro da aprendizagem acessível a todos

por: Entretanto

Brenda Lupo diz que sempre ouviu falar sobre educação em sua casa.

 

“Desde pequena, meus pais me ajudaram a entender que a educação é a chave para um futuro brilhante,” diz ela.

 

A família de Brenda veio da Itália para os Estados Unidos quando ela era uma garotinha. A jovem cresceu no sul da Flórida e sonhava em frequentar a University of Florida e cursar sua paixão: produção de mídia. Hoje, Brenda é aluna do segundo ano do programa de comunicação da universidade norte-americana.

 

Ela também é a primeira pessoa da sua família a ir para a faculdade — o que significa está enfrentando os altos e baixos desta nova e inédita aventura.

 

“Está sendo uma descoberta para mim e meus familiares e estamos aprendendo juntos a lidar com coisas bem básicas, como a compra de livros didáticos”, conta.

 

Uma nova ferramenta para estudantes universitários

 

Recentemente, a instituição escolar começou a oferecer para alguns alunos, Brenda entre eles, acesso aos materiais digitais do curso, em alta qualidade.

 

Ela diz que estas ferramentas digitais tornaram o antigo estressante e caro processo de aquisição de novos livros didáticos muito mais tranquilo e facilitado: “É incrível ser capaz de fazer um log-in on-line e ter todo o meu curso do semestre ali, prontinho”, diz.

 

Livros didáticos a preços acessíveis

 

O benefício desses recursos didáticos é muito mais do que a facilidade da utilização: trata-se de economia de dinheiro também, ou seja, da abertura para quem não obtém recursos financeiros.

 

Afinal, quando começou a estudar na universidade, Brenda encontrou um problema difícil que sempre se repetia: uma longa lista de livros caros.

 

“Assim que eu recebia o conteúdo programático para uma aula, eu tentava, imediatamente, localizar os livros didáticos necessários com o menor preço. Minha primeira parada é sempre a biblioteca, mas geralmente há apenas uma cópia do livro, provávelmente indisponível. Depois, eu procurava por versões de segunda mão on-line”.

 

A busca pelas melhores ofertas, enfatiza Brenda, significa que os alunos  conseguem seus livros apenas algumas semanas após o início do semestre: “A maioria dos professores dá tempo para que os alunos consigam comprar seus livros, pois entendem as dificuldades financeiras que muitos de nós enfrentamos. Mas as tarefas precisam ser passadas e pode ser difícil ficar sem os materiais logo no início”

 

Cada centavo conta

 

Uma aula de microeconomia apresentou algo que ajudou no acesso e nos preços acessíveis.

 

Através de uma parceria com a Pearson, a University of Florida oferece um programa de opção de inclusão de produtos digitais entregues mediante o registo chamado de UF All Access. Os materiais do curso foram complementados e imediatamente digitalizados e disponíbilizados.

 

Para Brenda, isso significou liberdade: “Foi uma grande ajuda. Cada centavo conta, para a maioria dos estudantes universitários “. E para ela, tinha mais um benefício.

 

Na University of Florida, os alunos recebem a fatura dos materiais do curso digital junto com a mensalidade da Universidade. Isso quer dizer que eles não precisam pagar do próprio bolso.

 

O aprendizado acontece a qualquer hora, em qualquer lugar

 

Brenda diz que o acesso aos livros e as tarefas digitais on-line, a qualquer hora e em qualquer lugar, torna os alunos mais produtivos.

 

“Eu não preciso correr todo momento para o meu dormitório para pegar os livros que preciso para cada aula”, diz Brenda.

 

“Eu consigo fazer mais coisas durante dia, pois tenho todos os materiais que preciso para completar as tarefas na mão” diz ela. “E eu posso facilmente alternar as matérias”.

 

+ Leia mais: Uma aluna deficiente visual faz história na aprendizagem.

 

++ Leia mais:  Problemas de aprendizagem que abrem portas para o avanço digital.

 

Conectando alunos e professores

 

Brenda descobriu que, embora muitos cursos oferecidos na universidade ainda necessitem dos manuais tradicionais, a maioria dos professores recebem muito bem a implementação do programa de certificação digital.

 

“Ter tudo disponível on-line em um só lugar é, certamente, excelente para os alunos – e facilita também para os professores, que podem atribuir suas tarefas e acompanharem o nosso progresso”.

 

Ela afirma que as ferramentas digitais também facilitam na comunicação. Os alunos podem encontrar grupos de estudo ou pedir ajuda aos colegas. Eles podem entrar em contato com os professores para continuar conversas importantes fora da sala de aula.

 

A próxima onda de inovação do material didático

 

Brenda diz que ela aguarda com expectativa o dia em que os livros de papel atuarão de forma complementar aos livros digitais.

 

“Metade das minhas aulas utilizam material didático digital, ao invés de livros didáticos tradicionais”. Finalmente, Brenda está obtendo aquela educação, da qual seus pais falaram por tanto tempo.

 

Texto originalmente publicado em Pearson Learning News.

 

Esse autor não tem outras matérias publicadas

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.