Monitoramento, progresso e aprendizagem: qual é a relação?

por: Entretanto

O que estes três termos têm em comum?

 

Educadores e familiares em todo o mundo querem capacitar as crianças para o progresso. Quando o professor do meu filho, que está na 4ª série, envia uma pasta semanal para casa com as amostras de alguns trabalhos e provas feitos por ele, um “visto”, ou qualquer outro sinal, me diz que meu filho compreendeu o conteúdo, e um “sinal negativo” me informa que ele não compreendeu tão bem. Aí que está: eu fico ciente do seu progresso, mas não sei qual o caminho que ele precisa percorrer para passar do “sinal negativo” e alcançar o “sinal positivo”, e qual é a melhor maneira para isto acontecer.

 

Leia mais: 3 coisas que podem estar tomando seu tempo.

 

Atualmente, os educadores medem o que os alunos sabem e o que eles não sabem frequentemente, mas esta medida pode não fornecer informações a respeito do real progresso dos alunos, aquele que aborda os ritmos de aprendizagem deles e encontra seus possíveis “padrões”.

 

 

O monitoramento é uma parte fundamental para garantir que os alunos progridam, mas qual é a diferença entre o progresso do monitoramento e o monitoramento do progresso? Os termos soam como se fossem a mesma coisa, não é? E como as progressões de aprendizagem se encaixam?

 

 

O progresso do monitoramento é um núcleo de prática instrucional que inclui a avaliação formativa, o questionamento, o fornecimento de feedback e estratégias semelhantes. Todos os professores monitoram o progresso dos seus alunos ao longo do ano utilizando uma variedade de estratégias, porém, estas estratégias não são padronizadas e variam muito em quantidade e qualidade.

 

 

A avaliação formativa desempenha um papel importante no progresso do monitoramento, mas alguns professores estão mais confortáveis com a avaliação formativa do que outros, e todos os professores poderiam utilizar ferramentas e recursos que tornariam a condução da avaliação formativa mais fácil.

 

 

O progresso do monitoramento é um núcleo de prática instrucional que inclui a avaliação formativa, o questionamento, o fornecimento do feedback e estratégias semelhantes.

 

 

Já o monitoramento do progresso é um termo utilizado para descrever uma parte formal da avaliação, ou seja, é uma prática com base científica utilizada para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos e para avaliar a eficácia da instrução.  O monitoramento do progresso foi projetado originalmente para o uso em educação especial individualizada, mas agora é visto como uma abordagem útil para muitos tipos diferentes de alunos (Safer & Fleischman, 2005).

 

 

Os professores são treinados para usarem dados de desempenho do aluno com o objetivo de avaliar continuamente a eficácia de sua instrução. Os níveis de desempenho dos alunos são determinados e mensurados por uma base regular. O progresso em direção às metas é medido com comparações dos dados de aprendizagem, momento em que os professores realizam um ajuste de suas instruções com base nestas medidas.

 

 

A medição com base no currículo escolar é um tipo de monitoramento do progresso.

 

Leia mais: Internet das coisas, educação e comunicação.

 

Esta modalidade avalia todas as habilidades que compões as temáticas debatidas ao longo de um ano letivo. Cada prova semanal é uma forma alternativa (com itens diferentes de teste, mas com dificuldades equivalentes) para que os resultados possam ser comparados durante todo o ano escolar. As pontuações dos alunos são dispostas em um gráfico, em uma linha do tempo, para mostrar o seu progresso. Espera-se que os resultados aumentem na medida em que os alunos estejam aprendendo e sejam expostos ao currículo.

 

A taxa de melhoria semanal é quantificada como um “declive” na linha que os professores podem comparar com os dados normativos. Caso as pontuações sejam planas, elas sinalizam a necessidade de intervenção adicional. Como as progressões de aprendizagem podem ajudar no progresso do monitoramento e no monitoramento do progresso?

 

 

Texto originalmente publicado em Pearson.

Esse autor não tem outras matérias publicadas

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.