Melhor sala de aula de Educação Infantil: escolas Malaguzzianas e suas práticas

Por: Rosemari Glowacki
Malaguzzi (1999) defendia e continua defendendo que:   Aprender e reaprender com as crianças é a nossa linha de trabalho. Avançamos de tal...
Comentar (1)

Melhor sala de aula de Educação Infantil: por uma pedagogia da escuta

Por: Rosemari Glowacki
A criança é feita de cem /A criança tem cem mãos / cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar/ Cem sempre cem/ modos de...
Comentar (0)

Jogos na sala de aula: analisando cenários

Por: Sérgio Campelo
Compreendendo a importância dos cenários, relacionando-os ao contexto histórico, social e cultura da época, os alunos adquirem a competência de...
Comentar (0)

Existem aspectos educacionais no jogo Fortnite?

Por: Sérgio Campelo
Fortnite é o jogo sensação do momento. Lançado em 2017, pela empresa americana Epic Games, Fortnite é um jogo online de mundo aberto,...
Comentar (0)

Projeto Contraste: fazendo a diferença!

Por: Daliane Fátima de Azevedo
É na escola que enriquecemos o processo de ensino e de aprendizagem, complementando o trabalho em sala de aula e proporcionando uma compreensão...
Comentar (0)

Aulas Públicas e a Ocupação de Espaço

Por: Paulo Roberto Magalhães
Este projeto foi um dos vencedores do prêmio "Territórios Educativos" do Instituto Tomie Ohtake,  de 2016.   Um dos princípios...

Gestão e Jeitinho: um papo sobre educação

Por: Sérgio Campelo
- Olá, Sr. Gestão, como vai?   - Tudo bem, Seu Jeitinho. E com o senhor?   - É, levando, do meu jeito…   - E as...
Comentar (0)

Avaliando competências e habilidades com um aplicativo

Por: Aline Falconeri
Sou professora da área de matemática da turma do Projeto Piloto no modelo do Novo Ensino Médio, na Escola SESI José Carvalho, em Feira de Santana...
Comentar (0)

Projeto “Momento das Geotecnologias – Estudante Cidadão”

Por: Lucas Gonzaga Coelho
O projeto  surge com o propósito de inserir as geotecnologias dentro da sala de aula para todos(as) estudantes do sexto ao nono ano do Colégio...
Comentar (0)

Exercícios de Mindfulness para Melhoria da Concentração

Por: Rosemari Glowacki
Continuação do texto Vozes de um Currículo Oculto: Mindfulness, Pedagogia das Cores e muito mais!   Vamos lá, leitor amigo!...
Comentar (1)

Vozes de um Currículo Oculto: Mindfulness, Pedagogia das Cores e muito mais!

Por: Rosemari Glowacki
Leitor amigo, já ouviu falar sobre “ Currículo Oculto”? Conhece o termo e já se questionou o que significa, como se apresenta ou como...
Comentar (0)

Projeto ECOS: cidadania e sustentabilidade

Por: Bruna Sanches
O projeto ECOS teve início em fevereiro de 2018 e tem o objetivo de implantar a cultura sustentável na escola, unindo a tecnologia e inclusão...
Comentar (0)

A importância do debate sobre as fake news

Por: Entretanto
Você sabia que a educação pode ser a principal forma de combate aos falsos boatos que circulam na internet, também conhecidos como “fake...

Uso de recursos digitais para potencializar o ensino de matemática

Por: Jorge Raniere Silverio Candido
Projeto realizado por Jorne Raniere e Charlene Zílio.   Pesquisas contemporâneas na área da educação têm refletido sobre as...
Comentar (0)

Pequenos doutores da alegria

Por: Carla Borges
Em fevereiro de 2017, a direção da Escola Municipal Antônio Pinheiro Diniz em Sarzedo – MG passou a todos os professores que o tema da festa da...
Comentar (0)

Trabalho em sala: uma lagarta muito comilona!

Por: Aline Michelly Reino
Contexto da proposta pedagógica: Trabalhar a matemática de uma maneira lúdica, apresentando os conteúdos de maneira prática e divertida. A base...

Ciclo de Formação: desafios, limites e possibilidades

Por: Flávia Bento Farias
O Ciclo de Formação é uma proposta educacional comprometida com a transformação de todo o sistema educacional, uma vez que representa um modelo...
Comentar (0)

Arte na Educação Infantil e sua influência no futuro da aprendizagem

Por: Suzana Sabatini
A história da Educação Infantil no Brasil tem mais de cento e cinquenta anos, porém o seu crescimento deu-se a partir dos anos 70, aumentando...
Comentar (0)

A arte na educação infantil: Passatempo ou Aprendizagem?

Por: Suzana Sabatini
A arte, em suas diversas modalidades, contribui com o desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e construção de saberes na...
Comentar (0)

Storytelling: alunos, histórias e jogos – Parte Final

Por: Sérgio Campelo
Leia os textos anteriores desta série sobre Storytelling: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3   Pronto! Chegamos ao final da nossa jornada. Nos...
Comentar (0)

Futebol em sala de aula

Por: Maiara Patzlaff
Sou professora de Ensino Fundamental 1. Abaixo, proponho uma atividade que pode ser realizada em diversas séries dessa etapa de ensino. No caso, ela...
Comentar (0)

Storytelling colaborativo e participação coletiva

Por: Sérgio Campelo
Já ouvir falar de Storytelling Colaborativo? É a técnica de contar histórias em conjunto, momento em que todos podem participar e intervir no...
Comentar (0)

Storytelling: alunos, histórias e jogos – Parte 3

Por: Sérgio Campelo
Nos textos anteriores, aprendemos sobre como é importante escrever uma boa história, como estruturá-la e como se desenvolve a jornada do...
Comentar (0)

Metodologias ativas na educação: o fim do mundo?

Por: Sandro Ribeiro
Será que em dois mil e dezoito anos d.C. vivemos um fim do mundo? Depende de qual fim estamos pensando. Por exemplo: não há mais conforto em...

Cultura indígena viva em nossa escola

Por: Elisângela Faustino
O projeto de atividade "Cultura Indígena Viva em Nossa Escola", aconteceu na escola municipal Fioravante Barletta, no município de Barueri, na...
Comentar (0)

A importância da eficácia na evolução da aprendizagem

Por: Entretanto
Entre 2000 e 2008, o Brasil aumentou em 120% suas despesas de educação por alunos. De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e...
Comentar (0)

Um estudo sobre a eficácia nas escolas primárias

Por: Entretanto
A pedagogia é um termo controverso (Ko & Sammons com Bakkum, 2013). Há inúmeras definições e muito tempo dedicado ao debate de suas...
Comentar (0)

Storytelling: alunos, histórias e jogos – Parte 2

Por: Sérgio Campelo
Continuação do texto Storytelling: alunos, histórias e jogos - Parte 1.    Vamos continuar nossa jornada com os alunos pelo mundo da...
Comentar (0)

O papel transformador do diálogo em sala de aula

Por: Luciano Meira
É professor? Conte a sua história para nós!   Para saber mais e ler artigos do Luciano Meira, conheça a Entretanto, uma plataforma...

Professores empreendedores!

Por: Luciano Meira
O discurso contemporâneo sobre a educação acadêmica, particularmente no ensino básico, tem alimentado o que entendo serem dois mitos acerca dos...
Comentar (0)

Protagonismo dos alunos e pioneirismo dos professores

Por: Sérgio Campelo
É um sofrimento para nós nós, professores, após toda aquela longa explicação teórica, todo aquele conteúdo escrito na lousa e após a sessão...
Comentar (0)

Ensinando segurança no trânsito com a realidade virtual

Por: Entretanto
Todos somos pedestres, uma hora ou outra na vida. E como você ensina sobre segurança no trânsito? As crianças precisam vivenciar isto em seus...
Comentar (0)

Envolvendo os aprendizes e alunos da Geração Z

Por: Entretanto
A Geração Z, denominação para quem nasceu após a década de 1990, é a mais jovem das cinco gerações ativas economicamente. Nos Estados...
Comentar (0)

Aprendizagem significativa e mapas conceituais

Por: Paula Gobato
Quando falamos de aprendizagem ativa, ou seja, a aprendizagem que coloca o aluno no centro do processo educativo, considerando sua capacidade de...

Storytelling: alunos, histórias e jogos – Parte 1

Por: Sérgio Campelo
Vamos ensinar nossos alunos a criarem e adaptarem histórias para o mundo dos jogos? Que tal ensiná-los a compreender as regras básicas para se...
Comentar (0)

Monitoramento, progresso e aprendizagem: qual é a relação?

Por: Entretanto
O que estes três termos têm em comum?   Educadores e familiares em todo o mundo querem capacitar as crianças para o progresso. Quando o...
Comentar (0)

Como a tecnologia pode estimular o envolvimento estudantil

Por: Entretanto
Em 2013, um estudo de um grupo de escolas norte-americanas revelou que, em média, 55% dos alunos que cursam o último ano do ensino médio estão...
Comentar (0)

Estimule perguntas, aprenda com eles

Por: Sérgio Campelo
Diz o ditado que “perguntar não ofende”. Acrescento mais: além de não ofender, traz desafios, constrói conhecimento e é algo que nos torna...

5 mitos sobre a dislexia

Por: Entretanto
Estima-se que 20% da população norte-americana apresenta sintomas de dislexia. Profissionais bem-sucedidos em suas carreiras, como cineasta Steven...

A melhor maneira de aumentar o engajamento do aluno

Por: Entretanto
Gastamos inúmeras horas nos preparando para uma aula e, muitas vezes, acabamos nos deparando com os alunos perdendo o foco e se dispersando. De...
Comentar (0)

Carmen Miranda e a representatividade feminina em sala de aula

Por: Carolina Boccuzzi
Em fevereiro, temos uma das festas mais importantes do calendário brasileiro: o Carnaval. Na Educação Infantil e nas escolas, é sempre um momento...

Brincando a gente se entende!

Por: Pedro Usai
Sou educador a mais de dez anos, mas nunca esqueci de uma coisa: eu amo brincar! Por isso, procuro usar todo tipo de recurso possível para tornar...

Qual a influência da música na aprendizagem dos alunos?

Por: Cosma de Fatima da Silva Pinheiro
Meu nome é Cosma de Fátima da Silva Pinheiro e atuo na Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Educandário Jardim Piedade, localizada em...

Problemas de aprendizagem que abrem portas para o avanço digital

Por: Entretanto
Catherine Medrano sempre quis ser professora. "Os professores foram exemplos em minha vida. Tive muita sorte em ter professores que enxergaram algo...

Aprender verbos em inglês pode ser fácil e muito divertido

Por: Patricia Oliveira
Meu nome é Patricia Oliveira, sou Pedagoga, Mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de inglês há mais de 20 anos. Desenvolvi um...

3 coisas que podem estar tomando seu tempo

Por: Entretanto
É raro encontrar um educador de qualquer nível que termine seu dia assim que a classe é dispensada. Com tempo limitado para concentrar-se nos...
Comentar (0)

Pesquisa sobre o Perfil e a Atuação de Professores

Por: Miguel Damasco
O Ministério da Educação (MEC), desde 2004, autoriza a oferta de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presenciais, até o limite...
Comentar (0)

Os meninos são melhores do que meninas em matemática?

Por: Entretanto
Dizem que as meninas não aprendem matemática tão bem como os meninos. Isso é verdade?   A morfologia encefálica de meninos e meninas...
Comentar (0)

Conectando a sala de aula e o mundo com a realidade aumentada

Por: Entretanto
Para os alunos do colégio Bryn Mawr, a realidade aumentada é mais do que apenas diversão e jogos: ela tem sido uma oportunidade de aprender a...
Comentar (0)

Transformando ambientes e pessoas

Por: Manuelle de Souza Costa Vieira
Existe uma filosofia de consumo muito intensa nos dias atuais que acredita que "você precisa ter para ser". O campeão é aquele que tem mais bens...
Comentar (0)

Aula pública sobre a cidade de São Paulo e sua área metropolitana

Por: Paulo Roberto Magalhães
Em 2017, encerrei um projeto, idealizado juntamente a outros educadores e intitulado "A arte de ocupar os espaços educativos na Metrópole", levando...
Comentar (0)

Preparando-se para o renascimento da avaliação

Por: Vikki Weston
Estamos na iminência de grandes mudanças na avaliação.   "Preparando-se para o renascimento da Avaliação", escrito por Sir Michael...
Comentar (0)

A Construção da Identidade na Educação Infantil

Por: Keity Elen da Silva Melo
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio família...

Aula invertida não é modinha pedagógica – é autonomia

Por: Débora Aquino
Você já deve ter ouvido falar em ensino híbrido e sala de aula invertida e pode estar se perguntando: " Será que esta é mais uma daquelas modas...

6 dicas para novos professores

Por: Entretanto
Nada pode verdadeiramente prepará-lo para a vida de professor. Você simplesmente entra no mundo da Educação e faz o seu melhor. Contudo, a...
Comentar (0)

Diversidade em sala de aula

Por: Tonia Casarin
Nos dias atuais, percebemos que todos somos diferentes, mas ao mesmo tempo somos iguais, não é mesmo? Desde muito cedo, percebemos as diferenças...
Comentar (0)

Bullying na sala de aula: como o professor pode ajudar

Por: Tonia Casarin
O que é o bullying?   O bullying se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou...

Diversidade em sala de aula

Por: Entretanto
Nossa colunista Tônia Casarin fala da importância do entendimento da diversidade para a educação. Assista! É professor (a)? Conte a sua...

Como o professor pode lidar com o bullying?

Por: Entretanto
Nossa colunista Tônia Casarin fala da importância da presença do professor no combate ao bullying. Assista! É professor? Conte a sua história...
Comentar (0)

“Transmídia” na Educação: o aluno como personagem principal do aprendizado

Por: Sérgio Campelo
Muito se fala das possibilidades e maneiras de tornar o ensino em sala de aula mais motivador e atraente. Há cerca de duas décadas, esse assunto...

Envolvendo o cérebro em estratégias de aprendizagem ativa

Por: Entretanto
Como ex - professora de sociologia, eu sei o quão impressionado os nossos alunos ficam quando recontamos contos e histórias de antigamente.Meus...

Sala de aula: lugar de brincadeira e aprendizagem

Por: Flávia Bento Farias
A cada dia surgem jogos e brinquedos destinados à crianças e adolescentes, e, automaticamente, eles acabam chegando à escola. Nos últimos meses,...

Potencializando a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down

Por: Entretanto
Muitas crianças com Síndrome de Down (SD) apresentam dificuldades na aprendizagem escolar e isso acontece, principalmente, por causa da...

Um conhecimento significativo nas escolas de inglês

Por: Joabe França Mendonça
As escolas de línguas, diferente das escolas regulares, são, geralmente, um local onde os alunos passam apenas algumas horas de sua rotina. Então,...

Trabalho de Campo: conhecimento para além da sala de aula

Por: Márcio Francisco de Carvalho
A presente proposta do artigo tem como tema central a formação do conhecimento para além da sala de aula. O objetivo principal do artigo é propor...

Toda criança é capaz de aprender

Por: Tonia Casarin
Muitos professores terão ouvido falar de Lev Vygotsky, considerado um dos "pais fundadores" da psicologia moderna. Vygotsky acreditava que a...
Comentar (0)

Utilizando a Gamificação na Matemática para ensinar Funções

Por: Aline Falconeri
Sou professora de matemática na Escola SESI José Carvalho, em Feira de Santana (BA). Faço uso da gamificação no ensino, com a intenção de...
Comentar (0)

Sala de aula como um espaço seguro

Por: Tonia Casarin
Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das crianças é o ambiente em que elas vivem. Quando ouvimos a palavra “ambiente”,...

Como está sendo seu ano de ensino?

Por: Entretanto
Em média, quase 530 mil minutos. Esta é uma maneira de medir o tempo anual de trabalho na vida de um professor. E já estamos chegando ao fim de...
Comentar (0)

Palmas para quem errou!

Por: Tonia Casarin
Parte do processo de criar um ambiente de pertencimento à sala de aula passa por errar. Provavelmente, você, professor, irá tentar várias...

Os 5 passos para a proficiência em matemática

Por: Entretanto
Uma boa compreensão da matemática pede um ensino eficaz da mesma. Ao longo da história, o ensino eficaz da matemática foi definido de muitas...

Currículo baseado em competências

Por: Raphaela Novaes de Moraes
A fragmentação do conteúdo é um grande problema no modelo educacional. Especificamente no Ensino Superior, momento em que estudante precisa ter a...

Projeto “Rompe Cabezas” e a gamificação

Por: Aline Falconeri
Trabalho com a gamificação na disciplina de matemática em minha escola (SESI José Carvalho). Trabalhar com games me permite colocar o aluno...

Um incentivo à adoção de tecnologias no ensino de Química

Por: Pedro Ferreira
As tecnologias digitais fazem parte do nosso cotidiano e modificaram a maneira como comunicamos e aprendemos. As gerações atuais, que já nasceram...

Medidas para evitar o bullying

Por: Entretanto
Todos nós já sabemos dos problemas que o bullying pode causar para o ambiente escolar. Muitas vezes, as escolas acabam assumindo a responsabilidade...

O que é Avaliação Formativa – e por que é importante?

Por: Shannon White
Embora pesquisas acadêmicas ao redor do mundo nos mostre que a avaliação formativa, combinada com feedback eficiente e ações por parte do...

Jogos, brincadeiras e alunos com necessidades especiais

Por: Lucinéia dos Santos
Sou professora de Educação Física e penso em como um programa de jogos para alunos com necessidades especiais não difere em princípios e...

A medicalização da Educação

Por: Geraldo Peçanha de Almeida
Muitos educadores já perceberam o assustador aumento do número de crianças que tomam medicamentos controlados. Só para termos um parâmetro de...
Comentar (0)

Mestres interrogadores, alunos pensantes

Por: Celso Antunes
“A estatística é como o biquíni; o que mostra é interessante, mas o que esconde é essencial”. Essa afirmação tem tanto de velhice quanto...

Ambientes educativos

Por: Geraldo Peçanha de Almeida
Um ambiente  “pesado” é um espaço em que as relações se tornam cada vez mais difíceis e superficiais. E estas condições não podem ser...
Comentar (0)

Mindset: Como desenvolver um modelo mental de crescimento

Por: Débora Aquino
No decorrer da vida, vamos desenvolvendo crenças e valores baseado no que ouvimos, vemos e presenciamos. Fazemos nosso julgamento e construímos...

O que é a Escola da Ponte?

Por: José Pacheco
A escola da Ponte é uma escola da rede pública de Portugal, onde, em meados da década de 1970, alguns professores se aperceberam repletos de...

A observação como elemento fundamental para a construção da prática educativa

Por: Rafaela Mund
É possível que, ao chegar em sala de aula, você veja um grupo de estudantes com muitas diferenças entre si. Ou então, você pode encontrar um...

O ensino das habilidades colaborativas: Do berço à profissão

Por: Entretanto
"A maioria de nós sabe o que significa colaborar, ao menos, no sentido básico: trabalhar com outras pessoas para alcançar uma meta em comum", diz...

Aulas dinâmicas em sala de aula

Por: Cosma de Fátima da Silva Pinheiro
Atualmente, encontramos alunos que não sabem o que é brincar na rua. O termo ''brincar'' está cada vez mais ligado aos avanços tecnológicos, aos...

Análise: Produtores de tecnologia educacional estão sob pressão

Por: Entretanto
Os gestores de tecnologia educacional estão na berlinda, pois enfrentam as demandas dos consumidores e usuários, além das pressões dos...
Comentar (0)

Ansiedade matemática: quando estudar parece assustador!

Por: Entretanto
“Ai, eu detesto matemática. Passo até mal antes de uma prova!” Esta é uma frase que escutamos frequentemente, principalmente entre os...

Educação e escolhas

Por: Juliano de Melo Costa
Platão dizia que "aquele que não tem algo, e não sabe que precisa desse algo, jamais o busca". Essa frase é especialmente verdade quando...

Aprender é natural – Como descobrir a fórmula de aprendizagem individual

Por: Débora Aquino
Aprender é natural do ser humano. Todos nós aprendemos coisas complexas o tempo todo. A questão não é saber o quanto cada um é esperto, mas...

Aprendizado ao longo da vida – O que isso significa?

Por: Entretanto
Nossa colunista, Camila Achutti, fala sobre a extinção dos empregos, profissões do futuro e a necessidade de abordar estes temas em sala de...

Abrace a ciência da aprendizagem

Por: Entretanto
Nas escolas norte-americanas, à medida em que a tecnologia voltada para a Educação cresce, aumentam também as dúvidas de educadores quanto à...
Comentar (0)

Filosofia é coisa de criança, sim!

Por: Ludmilla Duarte
Este projeto foi desenvolvido para turmas de pré-primário 2 e 1º ano do Ensino Fundamental. O processo de transição de um segmento escolar...

7 dicas para aumentar a confiança do aluno

Por: Entretanto
“Isso nunca dará certo! ”, “Eu nunca me lembrarei de tudo isso! ” “Para quê eu preciso aprender isto? ”. Já ouviu seus alunos dizerem...

Transtorno do Espectro Autista na sala de aula: dicas e estratégias

Por: Entretanto
Autismo, autista, síndrome de Asperger, quase todo mundo já ouviu esses termos. Mas, afinal, o que exatamente eles significam? Todos eles compõem...

O professor do futuro é um curador

Por: Débora Aquino
Se antes o professor era aquele que dominava determinado conhecimento, e só através dele se tinha acesso a este conhecimento, hoje tudo está...

Dificuldade de Aprendizagem – Quais as razões?

Por: Geraldo Peçanha de Almeida
Por que há, hoje, tantos alunos com dificuldades de aprendizagem? E por que há uma tendência em encaminhar essas crianças para os consultórios...

Como a escola pode se beneficiar com a avaliação neuropsicológica?

Por: Entretanto
A avaliação neuropsicológica (AN) é uma poderosa ferramenta na promoção da qualidade de vida de pessoas com transtornos psiquiátricos ou do...

Elementos Fundamentais da Aprendizagem Personalizada

Por: Entretanto
O termo "aprendizagem personalizada" está se tornando popular, e a comunidade acadêmica vê neste termo uma fórmula para melhorar a aprendizagem...

Modelos de ensino compartilhado que funcionam em um ambiente de inclusão

Por: Entretanto
27Similar à distribuição aleatória de assentos em um voo, as atribuições de um professor em sala de aula podem ser imprevisíveis. Ao...
Comentar (0)

Impressões sobre a feira Bett Educar 2017

Por: Entretanto
A Bett Educar 2017, maior feira internacional de educação da América Latina, reuniu mais de 100 expositores de produtos e serviços ligados ao dia...

Os 4 tipos comuns de avaliação que os professores podem aplicar

Por: Entretanto
Quando os pais ouvem a palavra "prova", muitos pensam em "Preparem seu lápis”. Eles imaginam que a avaliação pela qual seus filhos passarão...

A Ciência da Aprendizagem e as Soluções Tecnológicas

Por: Entretanto
Os alunos de ensino médio muitas vezes encontram-se perdidos em um mar de prazos, leituras, redações e exames. Adicione tudo isso a outros fatores...
Comentar (0)

Como o professor pode entender a linguagem do aluno?

Por: Bia Granja
Nossa colunista Bia Granja fala sobre como professores e alunos podem aproximar seus conhecimentos, culturas e linguagens. Assista! É professor?...
Comentar (1)

Aproveitando o poder do vídeo

Por: Entretanto
O vídeo é uma ferramenta poderosa: basta exibi-lo em sala de aula que, quase com certeza, motivaremos e envolveremos os nossos alunos. Mas o vídeo...
Comentar (0)

Tecnologia para professores e o fim do conflito entre gerações

Por: Entretanto
Educadores são inovadores por natureza. Vivendo e trabalhando em um constante estado beta, os professores trazem para a sala de aula um desejo...

Criando a nova geração de leitores no Brasil

Por: Entretanto
A plataforma de leitura interativa da Guten, projetada para melhorar o engajamento e a compreensão de leitura, está fazendo uma enorme...

Identificando competências pessoais

Por: Entretanto
Todo empregador quer colaboradores com a suposta "inteligência emocional" — porém, identificar quais são estas inteligências que eles tanto...

A Escala Global de Inglês e a motivação dos alunos

Por: Entretanto
Setsunan, Kobe Gakuin e Kobe International são universidades no Japão que adotaram a Escala Global de Inglês, para que seus alunos fossem...
Comentar (2)

Persistência versus Retenção

Por: Entretanto
Persistência no aluno. Retenção do aluno. Estes termos são usados diariamente no ensino médio e ensino superior, muitas vezes de forma...
Comentar (0)

Como usar o celular em sala de aula?

Por: Camila Achutti
Essa é a pergunta que eu mais escuto em termos práticos durante as palestras e andanças por aí. Os questionadores se colocam numa posição...

Usando métodos de “Educação Afetiva” para melhorar a motivação para aprender e a performance dos alunos

Por: Entretanto
Na última década, educadores e pesquisadores identificaram a apatia e a falta de motivação como sérios desafios para manter o envolvimento dos...

Desmistificando a Inteligência Artificial para Escolas

Por: Entretanto
A empresa IBM, referência em informática, e a Pearson, maior grupo de educação do mundo, fecharam uma nova aliança global para tornar a...
Comentar (0)

Aprendizado ao longo da vida

Por: Camila Achutti
O lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, é nome que se dá à necessidade de continuar a aprender, mesmo depois de finalizada a...
Comentar (0)

Eu inverti minha sala de aula. Agora todo mundo fala, ri e trabalha.

Por: Entretanto
Minha jornada em ensinar em uma sala de aula invertida começou quando eu iniciei com classes de três horas uma vez por semana. Nem minha voz,...

Credenciais alternativas criam caminhos diferentes para o emprego

Por: Entretanto
Este artigo foi originalmente publicado no The Evolllution e republicado aqui com sua permissão. Hoje, mais e mais empregadores exigem...
Comentar (0)

Vínculo e Diálogo nos Processo de Aprendizagem na Escola

Por: Luciano Meira
O vínculo entre professores e alunos na escola contemporânea emerge como questão que demanda uma releitura e novas problematizações. Isso porque...

O que é gamificação?

Por: Luciano Meira
É professor? Conte a sua história para nós!   Para saber mais e ler artigos do Luciano, conheça a Entretanto, uma plataforma...

A gamificação da aprendizagem

Por: Luciano Meira
Nosso texto anterior abordou possíveis estratégias de inovação na escola, em particular através do uso de tecnologias digitais. Essas...

Sala de Aula e Inovação

Por: Luciano Meira
No texto anterior desta série, argumentei que (a) professores não são resistentes a mudanças e inovações como geralmente se pensa, e que (b)...
Comentar (0)

Inovando em sala de aula, transformando fora dela

Por: Jaqueline Lopes
Inovação é a palavra do momento. Segundo o dicionário, inovar significa “tornar novo;. renovar; restaurar”. Isso é interessante. Inovar em...
Comentar (0)

Análise de Experiências de Aprendizado em Engenharia Civil

Por: Octavio Mattasoglio Neto
Este artigo expõe os conceitos e a estrutura do Problem Based Learning (PBL) e do Project Based Learning (PjBL) que são metodologias ativas de...
Comentar (0)

Como podemos incentivar os professores?

Por: Meenakshi Parameshwaran
Com o crescimento da população em idade escolar e estatísticas mostrando que o aumento da carga de trabalho está levando professores a...
Comentar (0)

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.