A Escola e a Responsabilidade Social: Os lixos ás margens do Lago de Furnas

por: Márcio Francisco de Carvalho

Nosso Colégio encontra-se em uma cidade próxima ao Lago de Furnas (região de Capitólio) que nos últimos anos vem sendo local de grande desejo do turismo no Brasil. Porém, observamos que o aumento de turistas na região, também gerou um elevado e crescente aumento do lixo depositado ao longo das margens do Lago de Furnas.

Em uma aula de Sociologia onde debatíamos a relação individuo e sociedade, deparamos com a seguinte questão: O indivíduo é capaz de realizar ações sociais que transformem a sociedade ou a sociedade é do jeito que é e não tem ação que mude esse contexto. Foi a partir dessas indagações que os alunos citaram os lixos às margens do Lago de Furnas e ajudaram a construir um projeto coletivamente. Dessa forma, se tornaram os protagonistas do processo de aprendizagem e os agentes propositores de todo o processo de elaboração.

A execução do projeto foi realizar uma visita pedagógica às margens do Lago de Furnas e após uma breve explicação da história daquele local, os alunos com luvas e sacos de lixos iniciaram uma coleta que em menos de 15 minutos gerou 20 sacos de lixos. No momento de reflexão que fizemos ao término do dia no Mirante de Furnas, percebemos o espanto e a surpresa por parte dos alunos diante aquela enorme quantidade e dos mais variados tipos de lixos.

No retorno ao colégio os alunos debateram e refletiram sobre a atividade realizada e como uma estratégia de solução, criaram uma lista dos itens encontrados, sua composição e quanto tempo demoram a desintegrar para serem afixadas nos principais pontos de turismo da região.

O Trabalho de Campo permite uma aprendizagem que faça com que o aluno veja a teoria de forma diferente, pois tudo aquilo que foi estudado nos livros dentro da escola ganha uma ressignificação ao se ter contato na prática. O aluno precisa sair da zona de conforto e compreender que as teorias assumem um papel muito importante na prática, e, que sem elas seria difícil compreender a realidade.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.