Como uma iniciativa capacita colaboradores através da educação

por: Entretanto

Pessoas em primeiro lugar

 

Um dos primeiros empregos de Rick Badgley, quando ele ainda era estudante de ensino médio, foi no restaurante de seu pai. Ali, ele liderava uma equipe de recepcionistas, garçons, cozinheiros e demais colaboradores.

 

Segundo ele, seu pai tinha um cuidado com toda sua equipe, e este mesmo cuidado se tornou parte da filosofia de gestão de Rick, assim que sua carreira como administrador de restaurantes deslanchou.

 

Atualmente, ele é Diretor Executivo de Pessoas na Brinker International Inc. e proprietário das redes gastronômicas Chili® Grill & Bar e Maggiano’s Little Italy®.

 

Ele se refere aos milhares de cozinheiros e encarregados de seus restaurantes como integrantes fundamentais do “coração da casa”.

 

O poder da oportunidade

 

Como um líder, Rick procura por novas formas de capacitar os funcionários e incentivar o crescimento pessoal constantemente.

 

“A oportunidade é fundamental. É por isso que a Brinker está lançando uma nova iniciativa, em parceria com a Pearson, para oferecer aos meus colaboradores programas de educação fundamental e gratuita”, conta.

 

O primeiro passo

 

“Meus pais não puderam pagar minha faculdade. E eu também não tinha dinheiro suficiente para pagar as mensalidades”.

 

Quando chegou a hora de deixar o ensino médio, Rick matriculou-se na Johnson & Wales, uma universidade que tem um programa especial para alunos que vivam na mesma situação socioeconômica que ele vivia. Os estudos de Rick foram custeados pela instituição enquanto ele estagiava no campus.

 

Foi nesse período que ele viu o poder transformador de recursos e programas construídos para ajudar aqueles que não têm as mesmas vantagens econômicas os outros.

 

“Estes programas mudaram a minha vida. A escola me deu a confiança e me ajudou a descobrir o meu próximo passo”, conta Rick.

 

Leia mais: Os cinco tipos de emprego que não serão automatizados.

 

Os caminhos até a educação

 

A acessibilidade e a situação socioeconômica são apenas duas das barreiras que podem privar pessoas de mudarem de emprego. Muitas vezes, a dificuldade de conciliar os estudos com a rotina atribulada ou superar a falta de conhecimentos específicos podem ser outros grandes desafios.

 

A parceria da Pearson com a Brinker, intitulada Best You EDU, pretende enfrentar essas barreiras ou contorná-las. O programa oferece três componentes: Habilidades fundamentais e ESL (ensino de língua inglesa), preparação para o Desenvolvimento Educacional Geral (modalidade de ensino britânica) e cursos superiores.

 

“É importante lembrar que cada pessoa tem (ou deveria ter) o direito de escolher a profissão deseja seguir. Este programa ajuda a manter os membros da equipe da Brinker no caminho correto – e prático – em direção às suas aspirações de carreira ” diz Rachael Bourque, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Pearson.

 

O programa atende um número ilimitável de pessoas. Os matriculados podem completar o programa de ensino fundamental em apenas seis meses e já matricularem-se em uma faculdade – sim, tudo em menos de um ano.

 

Todos os participantes recebem treinamento e suporte intensos, com base em onde eles estão em suas jornadas educacionais.

 

Leia mais: O futuro das habilidades e qualificações profissionais.

 

Otimização para o sucesso

 

Rachael está envolvida com a Best You EDU desde o seu início e recorda o quanto pensaram e refletiram para o desenvolvimento deste programa exclusivo.

 

“Otimizando os dados do setor, estimamos que 30 por cento dos membros da equipe da Brinker não tenham acesso a um computador ou a uma rede de internet. E sabíamos que o programa precisava ser de acesso móvel otimizado”, explica.

 

Aí, as coisas ficaram complicadas.

 

“A maioria das pessoas possuem smartphones, mas sabemos que muitos colaboradores da Brinker não têm condições de pagar por uma internet de qualdiade. Precisávamos desenvolver um programa que considerasse primeiramente as necessidades deles”.

 

E ele foi desenvolvido: os usuários serão capazes de acessar 100% do material didático de educação fundamental através de um aplicativo de telefone – e podem completar atribuições curtas através de mensagem de texto, ou de uma chamada de telefone, utilizando o celular mais básico que tiverem, sem pagarem por nenhum pacote de internet.

 

Os cursos de preparação para o ensino fundamental e para a faculdade são todos on-line e de acesso móvel otimizado para o uso em dispositivos móveis.

 

“Nosso programa é desenvolvido para encorajar até mesmo os colaboradores mais atarefados, que sempre colocam suas necessidades em último plano para favorecer suas famílias. Nossa missão é auxiliá-los a viverem da melhor maneira possível e acreditamos que a educação é um item necessário para isso”, diz Rachael.

 

Investindo em futuros líderes

 

Rick diz que, atualmente, o programa Best You EDU é o futuro da Brinker.

 

“Sabemos o valor de promovê-lo internamente, pois contratamos centenas de gestores do mercado aberto anualmente”, conta.

 

Ele espera que, ao fornecer aos seus funcionários ferramentas de ensino acessíveis, estará ofertando também a confiança e as habilidades exigidas para que possam elevar suas carreiras e até arriscarem papéis de gerenciamento.

 

“Estamos criando melhores líderes para o amanhã. Sabemos que já temos as melhores pessoas trabalhando em nossos restaurantes – elas só precisam da oportunidade para desenvolverem as competências adequadas para crescerem profissionalmente”, reforça ele.

 

Texto originalmente publicado em Pearson Learning.

Esse autor não tem outras matérias publicadas

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.