Como pequenos passos fazem uma grande diferença

por: Entretanto

No Cento Educacional de West, ao sul de Minneapolis, Alexia Poppy-Finley, utiliza as mídias sociais com frequência para encontrar alunos à beira dos estudos ou jovens adultos que já desistiram da escola. On-line, ela os encoraja a considerarem voltar — mas apenas quando estiverem prontos.

 

O West Education Center é uma das várias alternativas dos Centros Educacionais conhecido como: distrito intermediário 287, um parceiro dos distritos escolares de Minnesota, que foca em proporcionar uma educação de qualidade e em apoiar os alunos que enfrentam diversos desafios.

 

Poppy-Finley, assistente social licenciada no distrito 287, recruta alunos frequentemente e, os encontra on-line. Seu trabalho exige dedicação e persistência; por exemplo: ela se correspondeu com um aluno por quase três anos antes do jovem adulto voltar para o West Education Center.

 

“É o poder dos relacionamentos”, disse Poppy-Finley. “Mostramos-lhes que a escolha é deles e damo-lhes opções para serem bem sucedidos”.

 

O West Education Center e o Intermediate District 287 são apenas dois exemplos das iniciativas locais destacadas pela Aliança de Minnesota com a Juventude (Minnesota Alliance With Youth) que trabalha para melhorar a graduação para todos os jovens. A capacidade de reunir várias parcerias para dar impacto a um objectivo comum é uma das razões nas quais o grupo recebeu apenas um subsídio de US $200.000 da Pearson e da America’s Promise Alliance (Aliança de promessa da América).

 

A Minnesota Alliance With Youth trabalha em parceria com o gabinete do governador e o Departamento de Educação de Minnesota para dar suporte a GradMinnesota. A GradMinnesota é uma iniciativa estadual  ligada à campanha nacional da GradNation liderada pela America’s Promise Alliance. O objetivo não é reinventar a roda, mas afetar a mudança através de esforços coletivos, da escola, da comunidade e das agências governamentais.

 

Mais de 81 por cento dos alunos do terceiro ano do ensino médio (high school) graduaram-se em 2014 em Minnesota, número acima de 79,8% se comparado a 2013. Porém,  a taxa de graduação dos alunos negros é muito inferior do que a de seus colegas brancos. Em 2014, 86,3% dos alunos brancos graduaram-se no tempo, em comparação com apenas 60,4% de alunos negros e 50,6 por cento de alunos nativos americanos.

 

No West Education Center, muitos alunos enfrentam desafios importantes. Pode ser que seu inglês seja limitado, que tenham pais desempregados, que tenham problemas de saúde mental ou sejam pais muito jovens. As barreiras adicionais tornam a participação e a conclusão dos  estudos ainda mais difícil. Por exemplo, algumas das escolas vizinhas não enviam ônibus para o centro, forçando os alunos a encontrarem seus próprios meio de irem para a escola. Em alguns casos, isto significa uma viagem de mais de uma hora em transportes públicos.

 

Finley diz que a escola foca em satisfazer as necessidades exclusivas de cada aluno. Os professores investem tempo pessoal significativo com cada aluno e as turmas são muitas vezes muito pequenas, de sete a dez pessoas. Quando os alunos precisam de um ambiente de aprendizagem especial — como estudar ouvindo música — eles têm essa liberdade.

 

Apesar dessas lutas diárias, mais de 50 por cento dos alunos do West Education Center se formam. Uma vitória enorme para muitos alunos que achavam que a formatura do ensino médio não foi feita para eles.

 

Mês do conhecimento universitário: 62 por cento dos participantes aumentaram o interesse pela faculdade

 

Das universidades com duração de quatro anos a faculdades comunitárias de dois anos, as oportunidades muitas vezes parecem irreais para alguns alunos do Distrito 287. Mas a feira do  Mês do conhecimento Universitário apoia a crença de que a Universidade é para todos. A recente feira do Conhecimento Unniversitário realizada na Universidade de Concordia (Concordia University) deu aos alunos uma breve ideia do que é esse caminho. Os alunos andaram por todo o ginásio da Universidade de Concordia e pesquisaram sobre possíveis faculdades e universidades, perguntando sobre os programas oferecidos, sobre a ajuda financeira, sobre as necessidades de crédito, entre outras coisas.

 

A aluna Tati Ampah migrou para a Universidade do Estado do Colorado (Colorado State University). A escola tem um programa de artes excelente. “Eu quero ser tatuadora e esta é uma escola de arte excelente que pode me ajudar”, disse Tati.

 

A feira é parte de um programa mais amplo do Conhecimento Universitário, que incentiva os alunos a aprenderem mais sobre as oportunidades do ensino superior. Dois terços dos alunos participantes diz que a exposição à essas informações aumentou seus interesses em ir para a faculdade e os ajudou a entender coisas como o processo de admissão.

 

Questões relativas a presença: Um número estimado de 5 para 7,5 milhões de alunos em todo o país se ausentam 18-19 dias por ano.

 

Outra abordagem apoiada pela Alliance aborda os principais fatores que afetam as taxas de graduação: a presença.

 

A Lei de Minnesota exige que as escolas reprovem os alunos, uma vez que eles tenham 15 ausências sem justificativa. A equipe da Washington Technology Magnet School trabalha diligentemente para evitar que isso aconteça. Eles sabem que, uma vez que os alunos desistem, é quase impossível fazê-los retornar para a sala de aula.

 

O Programa de Intervenção para o Comparecimento do estado de Washington começa com um telefonema para a casa do aluno e uma detenção de 90 minutos após as aulas quando há ausências sem justificativas. As intervenções aplicadas para três até cinco ausências sem justificativas incluem uma carta do departamento de contatos endereçada ao pai e uma reunião entre o pai/aluno com o advogado do município.

 

Ao atingir sete ausências não justificadas, elabora-se um contrato de comparecimento definindo as responsabilidades do aluno, dos pais/guardiões e da escola. Se um aluno atingir 10 ausências não justificadas, esse processo prioriza a audiência com uma equipe de revisão de assistência estudantil.

 

Mas a equipe de de Intervenção para o Comparecimento tem uma abordagem positiva para evitar que chegue a esse ponto. Os Membros da equipe se reúnem com os alunos para descobrir o que os impedem de vir à escola e fornecem incentivos e assistência prática para mantê-los frequentando-a. Muitos alunos contam com a ajuda de seus conselheiros para ajudá-los com necessidades básicas como: comida, caronas e creche.

 

Mesmo que um aluno desista, a equipe não perde a esperança. Um membro da equipe Albert Green continua a procurar antigos alunos pela comunidade, no Facebook e no Snapchat, indo muito além — comprando até fraldas para ajudar uma mãe adolescente a cuidar de seu recém-nascido.

 

 

Aliados da Minnesota Alliance With Youth

 

A America’s Promise Alliance e a Pearson acreditam que a educação é uma das formas mais importantes de colocar os jovens na direção de um mundo melhor. A abordagem de impacto coletivo da GradMinnesotta e as recomendações para facilitar o sucesso do aluno oferecem aulas para que as escolas e os estados possam aplicar pelos seus próprios meios para arrecadar taxas de aumento da graduação. Com foco na colaboração e no empoderamento de indivíduos, a Alliance está unindo forças com Minnesota e provando que quando as organizações se juntam, elas podem fazer uma grande diferença. Procure por mais relatórios a respeito de seus progressos futuros.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.