7 maneiras de incentivar alunos a desenvolverem o pensamento criativo

por: Entretanto

Incentivando o pensamento criativo

 

“O pensamento criativo é uma habilidade muito importante para o sucesso na faculdade e na carreira”, diz Emily Lai, diretora do núcleo de eficácia e pesquisa de Design de produto da Pearson.

 

Emily diz que o pensamento criativo é essencial para cultivar o amor de uma criança pela aprendizagem — e muni-la com as habilidades que ela precisa para ter sucesso na vida.

 

Onde grandes empreendedores não são suficientes

 

Em um recente artigo de opinião do New York Times, o professor Adam Grant da Wharton School da Universidade da Pensilvânia escreveu sobre como a criança prodígio, que se destaca cedo na educação, pode não apresentar grandes resultados em uma fase posterior de sua vida. Ele diz que ao fazer tudo o que deveriam fazer — e fazê-lo bem feito — os empreendedores precoces não estão necessariamente desenvolvendo a criatividade que os fazem fugir do convencional.

 

“O que os restringem é o fato de que eles não aprendem a ser originais. Eles se esforçam para ganhar a aprovação de seus pais e a admiração de seus professores.”

 

7 maneiras de ajudar as crianças a desenvolverem o pensamento criativo

 

Emily Lai oferece estas estratégias aos pais e professores que prometem auxiliá-los a incentivarem as crianças a utilizarem estratégias de pensamento criativo, adotando atitudes de pensamento criativo:

 

1 – Integre o ensino das estratégias de pensamento criativo à matéria, ao invés de tratá-lo como um tema independente e alheio ao currículo escolar

 

2 – Ofereça oportunidades para a colaboração do aluno. Isso é bom para que as crianças tenham suas crenças acadêmicas desafiadas e, ocasionalmente, experimentem o conflito cognitivo.

 

3 – Simule estratégias de pensamento criativo e condutas. Pense em voz alta para fazer uso da estratégia explícita. Esteja disposto a entreter com conversa “fora do tópico” e ideias não-convencionais

 

4 – Tente encontrar o nível ideal de desafio para cada aluno, nem tão difícil, nem muito fácil. Este é o segredo para que os alunos progridam.

 

5 – Planeje o tempo para brincadeiras de imaginação e faz de conta todos os dias! A pesquisa sugere que estes tipos de brincadeiras incentivam a criatividade.

 

6 – Dê às crianças oportunidades para escolherem sobre o que , como e em quanto tempo trabalhar.

 

7 – Crie um ambiente que promova o fracasso como uma oportunidade para o crescimento. Ao mesmo tempo, considere sucessos em termos de esforço, ao invés de capacidade.

 

Texto originalmente publicado em Pearson Learning News.

Receba nossa News

A Educação é feita da união de conhecimentos. Preencha seu e-mail e receba nossos conteúdos atualizados!

*Não lote sua caixa de e-mail. Nossas newsletters são enviadas quinzenalmente e trazem um resumo dos melhores conteúdos publicados.